trabalho de materiais
CP I – Cimento Portland comum
CP I-S – Cimento Portland comum com adição
CP II-E– Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno
CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana
CP II-F – Cimento Portland composto com fíler
CP III – Cimento Portland de alto-forno
CP IV – Cimento Portland Pozolânico
CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial
CP-RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos
CP-BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação
CP-B – Cimento Portland Branco
O cimento CP I é um tipo de cimento sem nenhuma adição exceto o gesso, utilizado somente no retardador de pega. Utilizado em obras que não a presença de sulfato do solo ou de aguas subterrâneas.
Classe de resistência: 25 MPa, NBR 5.732
O cimento CP-I-S ele tem as mesmas características do CP I, com adiçao de no máximo 5% de pozolanico que garante menor permeabilidade.
Classe de reisitencia: 25 Mpa, NBR 5.732.
O cimento CP II-E É usado quendo as estruturas tenham um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possa ser atacado por sulfatos. Esse cimento é constituído de 94% à 66% de clinquer e gesso e de 6% à 34% de escória granulada de alto forno.
Classe de resistência: 25, 32, e 40 MPa, NBR 11.578.
O cimento CP II-Z geralmente utilizado em obras marítimas, industriais subterrâneas devido conte 6% a 14% de pozolana que da mais impermeabilidade e durabilidade ao concreto.
Classe de resistência: 25, 32, e 40 MPa, NBR 11.578.
O cimento CP II-F É utilizado para fabricação de argamassa de pisos e revestimentos, estruturas de concreto armado, pisos e pavimentação de concreto, etc. Ele é composto de 90% à 94% de climquer e de 6% à 10% de material carbonatico ou filer.
Classe de resistência: 25, 32, e 40 MPa, NBR 11.578.
O cimento CP III é usado em obras de grande porte como barragens, esgotos, pavimentação de estradas etc, e também em aplicações de argamassas de piso e revestimento, estruturas de concreto armado e protendido,