trabalho de materiais
RA.: 1102468910
Turma: Engenharia Civil - 6º Período – Turno Noite
Trabalho: Cimento, Cal, Gesso e Asfalto.
Prof.: Rubens
Cimento
Desde os primórdios, o homem utiliza materiais com características aglomerantes, que eram empregados principalmente na construção de abrigos.
Povos antigos, como os babilônios, utilizavam argilas não cozidas misturadas com fibras vegetais, enquanto os egípcios usavam gesso impuro calcinado. Os gregos e romanos recorriam ao calcário calcinado, porém, posteriormente, aprenderam a misturar cal, água, areia e pedra britada, combinação que pode ser considerada como o primeiro concreto da história. Um dos grandes exemplos da humanidade na utilização desse material é a cúpula de 47 metros de diâmetro do templo de Phanteon, em Roma, construído em 27 a.C., pelo imperador Marco Agripa.
No século XVIII, a reconstrução do Farol de Eddystone em Cornwall, no sudeste da Inglaterra, levou John Smeaton a procurar um material mais resistente para suportar a ação agressiva da água do mar. Tal fato colaborou para que surgissem as primeiras iniciativas de se industrializar o cimento. Em 1824, coube ao pedreiro Joseph Aspdin patentear o aglomerante, que então o batizou como cimento Portland, devido à matéria-prima (calcário) ser extraída da Ilha de Portland.
No Brasil, a primeira produção efetiva de cimento aconteceu em 1926 pela Cia Brasileira de Cimento Portland Perus, em Perus (SP). Atualmente, o Brasil é um dos dez maiores produtores de cimento portland do mundo, sendo o maior da América Latina, e detém uma das mais avançadas tecnologias na fabricação desse produto.
O cimento, por ser um material moldável que endurece na presença de água e que possui elevada resistência, causou uma grande revolução em toda a área da construção e possibilitou ao homem transformar o meio em que vive.
Obras cada vez mais indispensáveis para nosso bem-estar, como barragens, pontes,