TRABALHO IMCOMPLETO ED
Neste presente trabalho pretende-se expor uma pequena análise a respeito do esporte no meio midiático e no meio financeiro. Desenvolvimento
O esporte é um fenômeno de alcance e dimensão planetária praticamente inigualável. Inserido nos meios de comunicação, o esporte tornou-se um espetáculo sem igual, capaz de colocar milhares de pessoas em uma mesma platéia. Isso se explica pela ruptura, que compreende os séculos XX e XXI, entre o amadorismo e o profissionalismo que caminha paralelamente ao desenvolvimento do esporte-espetáculo separado do esporte comum. Em suma, o esporte que nasceu dos jogos realmente populares, isto é, produzidos pelo povo, retorna ao povo, sob a forma de espetáculos produzidos para o povo. O esporte espetáculo apareceria mais claramente como uma mercadoria de massa e a organização de espetáculos esportivos como um ramo entre outros do ''show business''.
Um dos resultados obtidos com a transformação do esporte como espetáculo é a popularização que a mesma traz, oque incentiva a prática desses esportes por quem os assiste e admira e impulsiona um grande mercado consumidor.
Estima-se que, em 2012, a participação do esporte na economia brasileira preencha em torno de 1.6 % do nosso PIB, oque equivale a cerca de 67 bilhões de reais. Dados indicam que, de 2012 até 2016 esportes devem crescer 22% na economia, ou seja, passariam a preencher 1,9% no PIB brasileiro.
O esporte promove uma série de subsídios econômicos, como clubes, marketing, mídia, comércio, vestuário, artigos e equipamentos, eventos, serviços em geral, e um impacto relevante sobre setores importantes da economia, como Alimentação, Transporte e Hotelaria.
Dados relevantes
Participação do esporte no PIB de outros países:
EUA = 2,1% (US$ 427 Bi / R$ 850 bi) Alemanha = 1,5% (+ 4,1% a.a) Inglaterra = 1,8% (+ 4,1% a.a – 1985-2008) Austrália = 2,3% Nova Zelândia = 2,8%
Levantamentos econômicos acerca do futebol