O lúdico na alfabetização
Gyselle Garcia Alves Pinheiro
Professora-Glóris Carolina Belli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0241) – Estágio II – Docência Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
28/11/2012
RESUMO
Este paper foi realizado através de pesquisa bibliográfica e tem a finalidade de evidenciar a importância do lúdico na alfabetização. O desenvolvimento das crianças depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pela escola. É através da brincadeira que a criança expressa suas emoções, seus desejos, seus sentimentos e age de forma natural no espaço. As atividades lúdicas promovidas na escola devem ter intenção de contribuir para o desenvolvimento da criança e precisam de conhecimento e preparo pedagógico. A educação lúdica é uma proposta que uni o prazer do brincar com a fonte do conhecimento. Brincar faz a criança assimilar papéis sociais que ocorrem em seu meio, criando situações em que a criança realiza, constrói e se apropria de conhecimentos através do jogo e da brincadeira.
Palavras-chave: Lúdico. Alfabetização. Brincadeira.
1 INTRODUÇÃO
O estágio foi realizado na Escola de Educação Básica Pedro Paulo Philippi situada à Rua Jorge de Mattos s/nº Bairro Centro, Cidade de Itajaí – Santa Catarina. A comunidade das proximidades da Escola é composta na sua grande maioria por famílias que sobrevivem de subempregos e tem como nível de escolaridade primeiro ou segundo grau imcompleto.
Aproximadamente 300 alunos estão matriculados hoje, de 1º ao 9º ano do ensino fundamental, divididos entre os turnos matutino das 07:30 às 11:30 e vespertino das 13:30 às 17:30.
O quadro funcional da escola comporta aproximadamente 35 profissionais, o espaço físico da escola é excelente e bem conservado. Percebi em minha observação que todos os profissionais da escola se preocupam bastante com o regimento e PPP da escola.
A unidade escolar