O Lúdico na Alfabetização
RESUMO
A brincadeira e os jogos são fundamentais nas séries iniciais para o desenvolvimento das crianças e deve ter como objetivo o prazer, alegria divertimento, assim como promover a aprendizagem. O lúdico passa a ter significados próprios de grandes utilidades quando são planejados e mediados pelo educador na alfabetização sem que o educador esqueça o limite e a maturidade de seus alunos para cada tipo de jogos e brincadeiras propostos em ambientes externos ou internos. As brincadeiras não devem ser somente para as crianças gastar energias, mas sim para o seu desenvolvimento cognitivo e social.
Palavra- chave: Jogos. Brincadeiras e Aprendizado.
1 INTRODUÇÃO
Nas séries iniciais a educação precisa ser vista como uma aventura prazerosa, criativa, por isso o professor precisa relaciona, mediar suas práticas pedagógicas por meio do lúdico. Precisa organizar espaços adequados para estimular brincadeiras e jogos e assim proporcionar divertimento e aprendizagem. Como a criança é um ser em desenvolvimento os jogos e brincadeiras vão se estruturando conforme o que são capazes de fazer, respeitando a maturidade de cada um. Isso é importante na alfabetização, pois trabalha o movimento, o cognitivo, o emocional e o social e também desenvolve a percepção, lateralidade, autonomia e um novo conhecimento são adquiridos. Ao brincar a criança transmiti e assimilar papeis sociais, demonstra suas emoções sua personalidade. O jogo desafia a criança, cria um conflito interno, pois ela tenta acha a solução constrói e reconstrói assimilando novas idéias.
3 O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO
Devemos perceber a importância do lúdico para as crianças, assim como sua importância para a alfabetização e aprendizagem das mesmas, porque através dos jogos e brincadeiras podem-se
03
repassar atividades que trabalhem o movimento, o cognitivo, o emocional e o social.