O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO
Nas séries iniciais a educação precisa ser vista como uma aventura prazerosa, criativa, por isso o professor precisa relaciona, mediar suas práticas pedagógicas por meio do lúdico. Precisa organizar espaços adequados para estimular brincadeiras e jogos e assim proporcionar divertimento e aprendizagem. Como a criança é um ser em desenvolvimento os jogos e brincadeiras vão se estruturando conforme o que são capazes de fazer, respeitando a maturidade de cada um. Isso é importante na alfabetização, pois trabalha o movimento, o cognitivo, o emocional e o social e também desenvolve a percepção, lateralidade, autonomia e um novo conhecimento são adquiridos. Ao brincar a criança transmiti e assimilar papeis sociais, demonstra suas emoções sua personalidade. O jogo desafia a criança, cria um conflito interno, pois ela tenta acha a solução constrói e reconstrói assimilando novas idéias.
2 O LÚDICO E A APRENDIZAGEM
02
Através do brincar a criança vivencia o lúdico e descobri-se, aprende a realidade e tornar se capaz de desenvolver seu potencial criativo, assim as crianças ou mesmos os adultos que brincam aprendem a decifrar o pensamento dos outros por meio da metacognição, isto é muito típico nos processos simbólicos que promovem o desenvolvimento da cognição e das dimensões que integram a condição humana. Os jogos e brincadeiras é uma atividade que promover o desenvolvimento das crianças, a interação entre os pares e a construção de cidadãos críticos e reflexivos.
Ao permitira manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, qualquer jogo [...], desde que respeite a natureza do ato lúdico, apresenta caráter educativo e pode receber também a denominação