Relatório de reunião
Todas as reuniões devem, é claro, ter uma finalidade, e o motivo deve estar ligado ao atingimento dos objetivos do projeto. Relatórios sobre essas reuniões devem, portanto, se concentrar na finalidade e indicar o resultado da reunião em termos do avanço em direção ao atingimentos desses objetivos.
O preparo de relatórios escritos é parte de um treinamento substantivo de administração de habilidade. A reprodução e distribuição de relatórios de narrativa devem ser incluídas em propostas e contratos.
CONCEITO
Relatório é a descrição objetiva de fatos, acontecimentos ou atividades, podendo conter uma análise rigorosa dos fatos, com o objetivo de tirar conclusões ou tomar decisões.
OBJETIVO DO RELATÓRIO
Descrever de modo exato, completo e livre, o que observou, viu ou ouviu, o que se disse a respeito de um trabalho, de uma reunião, de um debate, para satisfazer a quem desconhece o fato.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAR UM RELATÓRIO DE REUNIÃO
Por ser noticiamento de ocorrências ou atividades, o relatório tem as qualidades de fidelidade, objetividade e exatidão de um relato, análise lúcida dos fatos ou dados relatados e acompanhamento de indicações, conclusões ou decisões.
Primeiramente um relatório deve responder à pergunta: “O que se passou?”
A base do relatório é um conjunto de informações que descrevem os fatos discutidos. Essa descrição pressupõe observação sistemática e estudo aprofundado da ocorrência. Não é um acúmulo de informações pormenorizadas e com detalhes pitorescos ou pinçados ao acaso. Ao contrário, limita-se à essencialidade, à utilidade, concentra-se naquilo que é característico e sugestivo de acordo com os objetivos da reunião. Essa descrição deve permitir ao leitor uma ideia precisa e correta da realidade e, por isso, deve ser imparcial.
Em seguida deve responder à pergunta: “O que se deve pensar sobre este assunto?”
Quando aplicável, deve ser informado as decisões ou as possíveis soluções a cerca do assunto discutido. O