Gestão de Projetos - Comunicação
As reuniões de Resolução de Problemas são realizadas para solucionar os problemas reais ou potenciais que forem identificados por algum membro da equipe de um projeto, visando garantir maior êxito na execução deste projeto. A reunião deve ser convocada por aquele que identificou o problema, sem ser necessariamente o gestor do projeto, a fim de que seja sanado o mais breve possível e para que seja minimizado ao máximo danos ao projeto.
A abordagem a ser seguida em uma Reunião de Resolução de Problema é: a) declaração do problema, b) identificar as causas em potencial do problema, c) reunir dados e verificar as causas mais prováveis, d) identificar as possíveis soluções do problema, e) avaliar as soluções alternativas, f) determinar a melhor solução, g) revisar o plano do projeto, h) implementar a solução do problema, i) verificar se o problema foi resolvido.
2. Qual é o propósito das reuniões de análise de concepção técnica? Quais são os dois tipos diferentes de análises críticas de concepção técnica? Quem deve participar? O que deve ser tratado em cada tipo de reunião?
As reuniões de Análise de Concepção Técnica tem como objetivo assegurar que o cliente concorda e aprova a abordagem de concepção elaborada pelo fornecedor que executará o projeto.
Os dois tipos de reuniões de análises críticas de concepção técnica são: preliminar e final.
Dessas reuniões devem participar representantes apropriados do cliente que possam analisar a concepção técnica do projeto antes do início do desenvolvimento do objeto do projeto (ex. um sistema), além de outras pessoas que passam analisar e aprovar o formato dos entregáveis desse projeto (ex. relatórios, telas, etc.) para que cumpram as necessidades e expectativas do cliente.
Durante a reunião preliminar de análise crítica de concepção técnica são tratadas as especificações