Relatório de reunião
· Todas as reuniões devem, é claro, ter uma finalidade, e o motivo deve estar ligado ao atingimento dos objetivos do projeto. Relatórios sobre essas reuniões devem, portanto, se concentrar na finalidade e indicar o resultado da reunião em termos do avanço em direção ao atingimentos desses objetivos. Veja Reuniões.
· Em relatórios será exatamente onde você pode ser induzido ao uso da voz passiva. Evite frases como "Foi afirmado que..." ou "Foi dito..." Use a voz ativa ao afirmar quem disse o quê: "Sr.Otieno (o DG) sugeriu que nós..." ou "O grupo todo (exceto Sra.Kapia) concordou que..."
· O preparo de relatórios escritos é parte de um treinamento substantivo de administração de habilidade. A reprodução e distribuição de relatórios de narrativa devem ser incluídas em propostas e contratos.
__________________________________________________________________
· Relatório é um documento em que se transcreve algo observado e importante, em que se descreve, minuciosamente, aspectos pertinentes e relevantes a fim de assessorar, servir de subsídio ou de base para alerta e promover melhoria técnico-administrativo-operacional de um setor.
O relatório pode ser individual ou de mais pessoas.
Trata-se de instrumento eficiente quando o conteúdo obedece aos parâmetros que seguem.
· 2- Princípios que regem um relatório: a- objetividade; b- clareza; c- precisão; e d- concisão.
· 3- Quando falamos em objetividade, entendemos que um relatório deve ser escrito de forma direta, sem floreios, sem a preocupação de narrativas rebuscadas, preferencialmente com períodos curtos, obedecendo à ordem direta na construção das frases. Deve-se transcrever o que foi de fato observado, evitando-se emitir opiniões pessoais. Quando isso é julgado oportuno e adequado ao momento, pode-se, ao seu final, propor medidas corretivas, recomendações e/ou sugestões.
· 4- Um texto é claro quando o que está sendo apresentado, por escrito, não deixa dúvidas para quem o lê.