Gesão ambiental - A mudança no ambiente de negócios
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ADMINISTRATIVAS
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROF: DENISE LUSTOSA
ALUNOS: HELBERT CAMPELO DOS SANTOS E LOREN BRÍGIDA GOMES
RESUMO: A MUDANÇA NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS
TERESINA – SETEMBRO/2011
Nas últimas décadas tem ocorrido uma mudança muito grande no ambiente em que as empresas operam: as empresas que eram vistas apenas como instituições econômicas com responsabilidades referentes a resolver os problemas econômicos fundamentais (o que produzir, como produzir e para quem produzir) têm presenciado o surgimento de novos papéis que devem ser desempenhados, como resultado das alterações no ambiente em que operam.
Assim sendo, como coloca Buchholz (1989), uma quantidade crescente de atenção, por parte das organizações tem se voltado para problemas que vão além das considerações meramente econômicas, atingindo um espectro muito mais amplo, envolvendo preocupações de caráter político-social, tais como proteção ao consumidor, controle da poluição, segurança e qualidade dos produtos, assistência médica e social, defesa de grupos minoritários etc. como resultado da ampliação desse contexto, tem ocorrido uma proliferação de novas pressões por parte da sociedade, através de movimentos sociais reivindicatórios, pela atuação de grupos organizados ou de indivíduos, que resultam em novas leis e regulamentações que acabam, de certa forma, provocando mudanças nas regras do jogo. Essas mudanças afetam de forma intensa o ambiente social e político em que a empresa atua, criando novas diretrizes e limitações para que a empresa possa operar de forma eficaz, segundo uma ótica leve que leve em conta apenas a maximização do retorno financeiro a seus proprietários.
Na visão tradicional da empresa como instituição apenas econômica, sua responsabilidade consubstancia-se na busca da maximização dos lucros e na minimização dos custos e pouco, além disso. Os aspectos