Trabalho Ilha Das Flores
Ilha das flores é um filme de curta metragem, brasileiro do genero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da casa de cinema de Porto Alegre. A produção, Ilha das flores retrata as desigualdades sociais impostas pelo capitalismo, iniciamos a história contada pela trajetoria de um tomate, produzido nas lavouras de Porto Alegre, passando por varias etapas de manejo, permuta pelo dinheiro, passando pelos lares das famílias, até ao descarte final, chegando a um lixão na Ilha das flores, regiao de Porto Alegre – RS.
Ao comentário, destacamos o nome da Ilha, “Ilha das Flores”, uma bela ironia do autor em referência ao local, que emite a percepção de ambiencia agradavel, florida; porém onde flor não existe quase nada, local onde as flores não crescem; cresce o lixo, as doenças, a humilhação, a vergonha, ao ver um povo que com encéfalo desenvolvido, se permite ser manipulado, jogado, humilhado pelo sistema que favorece alguns poucos e pormenoriza outros tantos.
Quando observamos uma família com condiçoes de vida melhores, com casa, alimentação adequada, filhos, lazer; e de outro lado, famílias manipuladas, colocadas em fila para pleitearem alguns miseros restos de lixo organico, observamos a grande desiguadade social, que ainda nos dias atuais, se refletem nos noticiários dos jornais e sistemas de telecomunicações do mundo. Um grande problema que afeta todas as populações. Ora, mais importante que qualquer tipo de controle, seja ele financeiro, economico e até social em diferentes classes e níveis; encontra-se a dignidade do ser humano. É inadmissível um mundo criado para ser povoado por homens, com inteligencia, ou melhor, com encéfalo desenvolvido, estar sendo destruído pelo próprio homem. Considerando o trecho do texto citado abaixo:
“O tomate, plantado pelo senhor Suzuki, trocado por dinheiro com o supermercado, trocado pelo dinheiro que dona Anete trocou por perfumes extraídos das