AS III
1.
Galileu (1564-1642) foi condenado, por suas ideias, pela Igreja Católica por heresia. Assim termina o texto da sua condenação: “Dizemos, pronunciamos, sentenciamos a declaramos que tu, o referido Galileu, pelas coisas aduzidas em processo e por ti confessadas (...) te tornaste para este Santo Ofício veementemente suspeito de heresia, isto é, de haver mantido e crido em doutrina falsa e contrária às sagradas e divinas Escrituras, que o Sol seja o centro da Terra (...) ao passo que a Terra se mova e não esteja no centro do mundo, além de que se pode manter e defender como provável uma opinião depois de ela ter sido declarada e definida como contrária à Sagrada Escritura. E, consequentemente, está incurso em todas as censura e penas dos cânones sagrados (...). E pelas quais nos contentaremos se (...), com o coração sincero e fé não fingida, diante de nós, abjures, maldigas detestes os referidos erros e heresias, bem como qualquer outro erro e heresias contrários à Igreja Católica e Apostólica (...)”. G. Reale; D. Antiseri. História da Filosofia. Paulus. Em relação ao texto acima, assinale qual afirmação NÃO é correta.
Resposta
a.
O texto mostra que a ciência moderna representada por Galileu, que defendia a autonomia da ciência em relação às afirmações da fé, entrou em conflito com as crenças religiosas da Igreja Católica.
b.
O texto mostra que a verdade para a Igreja Católica é uma verdade revelada e que está na Sagrada Escritura (Bíblia).
c.
O texto mostra que a Igreja Católica detinha o poder nessa época e o monopólio da verdade e podia julgar as pessoas de acordo com suas crenças e normas.
d.
O texto mostra que qualquer opinião diferente da Igreja Católica era considerada heresia e devidamente punido.
e.
O texto mostra que a Igreja Católica respeitava a ciência e os cientistas, mas não podia aceitar ataques às verdades sagradas.
0,1 pontos
Pergunta 2
1.
Immanuel Kant (1724-1804) se deparou com dificuldades insolúveis ao questionar as