|Iii
Curso: Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Unidade Curricular / Unidade de Estudo: BANCO DE DADOS I - Manhã
Aula 01
2011 / 1
Docente: Fábio Giulian Marques
Módulo/Semestre: 3º SEMESTRE
Introdução a Banco de Dados
Os bancos de dados se popularizaram graças à necessidade das grandes empresas de armazenar grandiosas quantidades de informação de uma forma rápida, simples e confiável.
Como definição do banco de dados, entendemos que se trata de um conjunto de dados interrelacionados e armazenados sem redundâncias desnecessárias, os quais servem às aplicações sem estar relacionados de uma maneira direta entre eles.
Um banco de dados pode ser utilizado por várias aplicações e usuários. Todo banco de dados deve permitir inserir, modificar e excluir dados, portanto nos bancos de dados se salvam informações de dois tipos:
• Os dados de usuários (dados usados pelas aplicações)
• Os dados de sistema (dados que o banco de dados utiliza para sua administração. Ex: Dados dos usuários que têm acesso ao banco de dados)
O primeiro Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) comercial surgiu no final de 1960 com base nos primitivos sistemas de arquivos disponíveis na época, os quais não controlavam o acesso concorrente por vários usuários ou processos. Os SGBDs evoluíram desses sistemas de arquivos de armazenamento em disco, criando novas estruturas de dados com o objetivo de armazenar informações. Com o tempo, os SGBD’s passaram a utilizar diferentes formas de representação, ou modelos de dados, para descrever a estrutura das informações contidas em seus bancos de dados. Atualmente, os seguintes modelos de dados são normalmente utilizados pelos
SGBD’s: modelo hierárquico, modelo em redes, modelo relacional (amplamente usado) e o modelo orientado a objetos.
Modelo Hierárquico
O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Seu desenvolvimento somente foi possível