A Ilha das Flores
ILHA DAS FLORES
Guara/DF, 13 de Maio de 2014.
DIREITO
ILHA DAS FLORES
Analise relacionado à temática de Karl Marx.
Nome: Alexandre Lucas da Silva Professor: Daniel de Souza Mota
Turma: DIR 1AN - GR Disciplina: Sociologia
Turno: Noturno
Período Letivo: 2014/1
Guara/DF, 13 de Maio de 2014.
INTRODUÇÃO
O uso da arte para fazer uma crítica à sociedade tal qual se observa no poema de Bandeira, também é observado no filme “Ilha das Flores”. Esse curta-metragem brasileiro do gênero documentário tem duração de 13 minutos, foi escrito e dirigido por Jorge. O filme nos mostra o potencial da arte para problematizar a realidade, e evidencia que não é só a Ciência que vem, no decorrer dos anos, problematizando a realidade brasileira, mas que também a arte vem desempenhando esse papel.
É sobre a crítica tecida, por esse curta-metragem, a realidade social da humanidade que o presente texto vem discorrer. O artigo apresenta-se estruturado em duas partes: Na primeira “Sociedade Capitalista: Lucro, Consumo e Exclusão”, discorreram sobre o processo de desenvolvimento humano frente à sociedade consumista e capitalista, processo esse que constitui realidades de extrema desigualdade. Para isso, nos referenciamos no documentário “Ilha das Flores”, este por sua vez, patenteia realidades, escancara desigualdades sociais; a que homem e mulheres vivem imersos.
“Ilha das Flores” tem como pano de fundo a trajetória de um tomate, da sua produção até ser descartado em um lixão, mas ele fala de seres humanos... O filme nos convida a uma densa reflexão sobre o destino de milhares de homens e de mulheres pobres que apesar de biologicamente serem iguais a qualquer outro ser humano: