Trabalho icms-st
ICMS-ST 03 questões;
ISSQN 03 questões;
CSLL 03 questões;
Lucro Arbitrado 06 questões e 01 prática;
Lucro Presumido 07 questões e 01 prática;
Lucro Real 10 questões e 01 prática;
ICMS-ST
1) É o regime pelo qual a ................................... pelo recolhimento do ICMS referente a operação .......................... é atribuída a .....................................
a) responsabilidade, seguinte, outro contribuinte
b) obrigação, própria, um mesmo
c) necessidade, seguinte, outro
2)- NÃO APLICABILIDADE OCORRE
a) na venda para industrialização ou consumo
b) na venda para filial varejista
c) na venda para estado com protocolo
3) Quais são as vantagens do regime de substituição tributária?
R: Algumas vantagens decorrem do regime de ST:
- Para os contribuintes: A substituição tributária centraliza o recolhimento do imposto devido por terceiros no contribuinte substituto, facilita a fiscalização e estimula a igualdade na tributação, impedindo a concorrência desleal entre contribuintes que recolhem e os que não recolhem regularmente seus tributos.
Com o ICMS/ST, as operações comerciais ganham agilidade e simplicidade na emissão de documentos fiscais e escrituração dos livros, além de atenuar distorções e concorrências entre contribuintes do mesmo ramo de atividades.
- Para a sociedade: O sistema da substituição tributária é uma importante ferramenta utilizada pelo Estado no sentido de ampliar sua base de arrecadação, facilitando a fiscalização e diminuindo a sonegação de impostos, gerando receitas para benefícios à sociedade.
ISQN
1) Qual o fato gerador do ISSQN?
O ISSQN tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa a Lei Complementar nº 116, de 31/07/2003, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador, ou seja, não importa a habitualidade na prestação do serviço.
O ISSQN também incide sobre o serviço proveniente do