Bioinforatica

355 palavras 2 páginas
Bioinformática
Palestra ministrada pela Profa. Ana Carolina Q. Simões

A bioinformática é o ramo onde a informática é trazida para a área biológica como ferramenta para detecção de problemas e até mesmo pesquisas, onde pode ter desde o mapeamento de um sistema complexo como o cérebro, através de um programa que irá procurar por padrões e mapear através de uso de programas específicos. O mapeamento genético só foi melhorado através do uso de ferramentas informatizadas que permitiram que fosse completado de maneira mais rápida e com certa margem de erros diminuída.
O ramo da bioinformática é um ramo muito multidisciplinar por poder abordar diversas áreas, desde a biológica, passando por estatística, física, química, cognitiva, entre muitas outras e também pode juntar as áreas e traçar similaridades entre elas e testar suas inter-relações. Através de programas de computadores que são criados para uma determinada função, ou funções, a partir dos dados inseridos o resultado será obtido com grande diminuição do tempo e com várias outras variáveis sendo levadas e consideração também.
Tivemos grande avanço nos sequenciamentos genéticos graças ao avanço da tecnologia da bioinformática, mais conhecimentos sobre o DNA e o RNA e suas convergências com o genoma humano e os benefícios que essas pesquisas estão trazendo para melhor conhecimento científico muitas novidades e a confirmação de muitas outras teorias sobre a genética, tanto o sequenciamento humano quando comparado com o DNA de primatas e vendo sua similaridade e podendo ajudar nas teorias evolucionistas que obtiveram mais uma grande evidência. Com esse sequenciamento também é possível comparar com o DNA de outros seres e fósseis para saber seu grau de similaridade e o quanto podem estar correlacionados.
Ainda há muito a ser descoberto e a bioinformática e muito que a bioinformática irá ser útil e ajudar nas mais diversas áreas da bioengenharia, só falta saber quais programas, recursos e usos que serão

Relacionados