Trabalho Havaianas
As Havaianas lançada em 1962 foi inspirada na sandália japonesa Zori, tratava-se de um produto básico e de baixo preço que era consumido principalmente pela população menos favorecidas.
Á partir de 1994 houve uma queda nas vendas, a São Paulo Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas, incrementou as características do produto, mudou o posicionamento em relação a marca, e desde então, vem usando a estratégia de extensão de linha para desenvolvimento da marca.
Historia
Em 1962 A havaianas foi inspirada na tradicional sandália de dedo japonesa Zori, com tiras de tecido e sola de palha de arroz. No lugar da palha, entrou a borracha, resistente e macia – feita para durar. O grão de arroz inspirou a textura da palmilha. O nome foi emprestado do Havaí, projetado por Hollywood como lugar dos sonhos dos anos 60.
Por volta de 1964 Vendedores-viajantes levavam Havaianas para cidades de todo o País dirigindo Kombis. A chegada deles era um acontecimento. Estacionavam em frente às lojas, e todos da cidade corriam para ouvir notícias da cidade grande e comprar seu par de Havaianas, que eram distribuídas em sacos plásticos nessa época toda população já tinha uma havaiana nos pés.
Em 1969 Até aqui só existiam as tradicionais Havaianas azuis e brancas. Um erro de maquinário produziu Havaianas verdes, que acabaram indo para o mercado. Problema? Nada. O povo amou. Havaianas aproveitou a onda e começou a produzir pares ferrugem, amarelo e preto.
Em 1973 Havaianas inova na sua comunicação. Para filmar uma série de comerciais em 1973, foi criada uma sandália gigante, de 42 metros e 4 toneladas. Celebridades da época passaram sobre aquelas Havaianas.
E hoje em dia as havaianas é usada por praticamente toda a população tentaram criar copias, mas sem sucesso nenhum outro chinelo se comprara com as legitimas havaianas.
O Papel do Marketing nas Havaianas
Com o passar dos anos as Havaianas não mudou os modelos e nem de cor, resultado, perdeu a fama e passou a ser dirigido a