TRABALHO GESTAO DE PESSOAS 2
Resposta Questão 1: As pessoas geralmente não gostam de escutar sobre seus defeitos e pontos para possíveis melhorias. Sabendo dessa questão, alguns gestores preferem evitar possíveis conflitos, e a possibilidade de piorar alguma situação que já possa estar ruim; por isso, a maioria deles evitam realizar o feedback com seus subordinados. Há também os gestores que se sentem desconfortáveis em dar um feedback negativo a um funcionário.
É preciso que haja um esclarecimento para ambas as partes, para que entendam e saibam lidar com essa situação que pode trazer muitos benefícios no ambiente de trabalho. Oferecer treinamentos, palestras ou até mesmo uma reunião onde sejam discutidos os benefícios do feedback são boas alternativas para acabar com os receios que existem em torno do temido feedback. É necessário entender que quando pontos negativos são colocados, eles precisam ser trabalhados e desenvolvidos para se tornarem pontos positivos; tirar a ideia fixa que alguns funcionários têm, de que os pontos negativos apresentados, servem para expô-lo, ou criticá-lo. Na verdade, isso serve para se desenvolver profissionalmente, descobrir onde estão as “falhas” que as vezes não enxergamos sozinhos.
Questão 2 – Com base no material didático, apresente de forma estruturada as 6 etapas que, em linhas gerais, constituem a lógica de funcionamento do Modelo de Gestão por Competências. (1 ponto)
Resposta Questão 2: Etapa 1 – Formulação da