TRABALHO GEST O DE PESSOAS
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS - FEA
ADRIANO TAVARES
DEBORA GIBIN
JENNIFER LISBOA
LUCAS FONTES
SHUMUEL FISCHBEIN
VICTOR SALGADO
MA-3
CONCEITOS BÁSICOS DE MOTIVAÇÃO
São Paulo
2013
ADRIANO TAVARES
DEBORA GIBIN
JENNIFER LISBOA
LUCAS FONTES
SHUMUEL FISCHBEIN
VICTOR SALGADO
CONCEITOS BÁSICOS DE MOTIVAÇÃO
Seminário apresentado como pré-requisito para aprovação na disciplina Gestão de Pessoas I, para o Professor Pedro Angelo Tittanegro, do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
O que é Motivação?
Muitas pessoas veem, incorretamente, motivação como um traço pessoal, ou seja, alguns a têm e outros não. Na pratica, alguns gerentes falam de empregados que são preguiçosos e por esse motivo não tem a motivação necessária para tal empresa. O que isso pressupõe? Motivação é o resultado da interação entre o individuo e a situação. Certamente, indivíduos diferem em seus impulsos motivacionais básicos. Por exemplo, você poderá ler um romance completo de uma só vez e, no entanto achar difícil ler um livro didático por mais de 20 minutos. Por isso, não é necessariamente você e sim a situação. Assim, enquanto analisamos o conceito de motivação, tenha em mente que o nível varia tanto entre indivíduos quanto para indivíduos em tempos diferentes.
CONCEITOS BÁSICOS DE MOTIVAÇÃO
Antes de falar-se em motivação humana dentro do contexto administrativo, faz se necessário apresentar uma breve conceitualização do termo e algumas definições básicas que auxiliarão o estudo. É difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que este tem sido utilizado com diferentes sentidos. De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um