trabalho Gabriel
Esse trabalho tem a finalidade de analisar as principais caracteristicas da religião Afro-Brasileira ou Candomble.As religiões de matriz africana, bem como alguns costumes e tradições dos povos trazidos da África, permanecem vivos no Brasil ainda hoje. Sabemos que opreconceito esteve presente em todas as épocas, causando medo e revolta aos descendentes de africanos e fazendo com que muito de sua cultura se perdesse por conta e mesmo após. Estes povos, além do infame translado de sua terra, foram por longos anos proibidos de cultuarem seus deuses, pois tais cultos eram considerados como bruxaria, coisas do demônio. Enfim, os escravizadores, além de tudo, acreditavam que os africanos deveriam “deixar” seus costumes e se tornarem católicos, como era a vontade dosbrancos.
O Candomble é uma religião afro-brasileira praticada principalmente no Brasil mas também praticada em outros paises como Uruguai,Argentina e Venezuela.A religião foi desenvolvida no Brasil com conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás, sua cultura, e seus dialetos, entre 1549 1888.Ao chegarem aqui sofreram muita perseguição da igreja em relação a sua religião,como os escravos não abriam não da sua religião e dos seus cultos ao seus orixás foram cuscar na Igreja Católica os Santos correspondentes aos seus orixás.
Atualmente o Candomblé possui 16 divindades, mas na África estima-se que sejam cerca de 600. Esta religião tem por base a alma da natureza, por este motivo é chamada de religião anímica, palavra derivada de “anima” – alma. Disto houve o conhecido como sincretismo religioso e os santos da Igreja Católica passaram a ser incorporados e usados nas cerimônias; desta forma os negros não desagradavam a Igreja – detentora de força político-social – nem deixavam de reverenciar suas divindades Pelo sincretismo chegamos à seguinte classificação de orixás e santos