Trabalho Gabriel
Escola: Estadual Joanira Del Castilho
Professor(a):Gilson
Aluno(a): Gabriel Ferreira Costa Data: 17 de Setembro de 2015.
Pesquisa sobre a alimentação e o estilo de vida das regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Resumo
Hábitos alimentares são as formas como os indivíduos ou grupos selecionam, consomem e utilizam os alimentos disponíveis, incluindo formas de produção, armazenamento, elaboração, distribuição e consumo de alimentos. Os hábitos alimentares dependem das condições gerais de cada região, como economia, preço dos alimentos, renda familiar, dos costumes alimentares de determinada região, ritmos e estilos de vida, cultura, tradições culinárias, etc.
Mesmo com essa diversidade na alimentação de diferentes povos, o que mais influência nas dietas são as possibilidades econômicas da população para ter acesso aos alimentos, concluindo-se assim que, quanto melhor a condição financeira, melhor o consumo qualitativo e quantitativo dos alimentos.
A cultura alimentar brasileira foi influenciada por três raças: a branca (de origem europeia), a indígena (de origem nativa) e a negra (de origem escrava).
A base de sustento da população colonial foi a mandioca, que até hoje tem suma importância na dieta nacional, principalmente na produção de farinha, consumida em todas as regiões do Brasil, sendo seu maior consumo nas regiões Norte e Nordeste. Pesquisas realizadas nas áreas metropolitanas do país mostraram que, com o passar dos anos, houve um aumento no consumo de certos alimentos como ovo, leite e derivados, e substituições como banha e manteiga por margarina e óleos vegetais. Houve também aumento no consumo de carnes.
As calorias ingeridas também aumentaram, devido ao maior consumo de açúcar refinado e refrigerantes, enquanto o consumo de legumes, verduras e frutas ficou abaixo do limite mínimo. Todas essas mudanças nos padrões nutricionais do país estão relacionadas com mudanças econômicas,