Texto 2 O Labirinto de Deus
O LABIRINTO DE DEUS:
Ressurgimento islâmico no final do milênio
A face da lua — 0 ciclo de renovação
— Sinais ao longo do caminho — 0 olho do Islã
A FACE DA LUA
Sattareh Farman Farmaian sobreviveu a quatro revoluções, cada uma mais traumática do que a anterior. Ela nasceu entre as rosas de Xiraz. Era uma das numerosas filhas do príncipe caçula de uma dinastia em vias de extinção.
Embora afirmasse não saber a data exata, deve ter sido pouco antes do golpe de 1921, quando o poder na Pérsia foi tomado pelo coronel Reza Khan, um ex-soldado raso que os britânicos, segundo se diz, escolheram para assumir o país devido à sua imponente estatura, numa cultura em que os homens altos inspiram temor. O criado da m ã e dela, que culpava o destino pelas melancias em mau estado que trazia do mercado, era u m símbolo das inibições que faziam da Pérsia um país "atrasado" — empobrecido, tímido e vitimado pela Grã-Bretanha, pela Rússia e por um clima caprichoso e muito seco.
Reza Khan responsabilizava o Islã pelo "fatalismo e indolência" que ainda mantinham fogos de cozinhar, acesos com esterco, no centro de Teerã, em ruas apinhadas de animais domésticos, onde dervixes imundos e cabeludos vendiam remédios para a calvície.
islamismo no Irã, mas, quando o regime comunista caiu, o clero, humilhado pelos golpes do calvário comunista, rebrotou, plenamente armado de poderes espirituais, após mais de setenta anos de secularização assídua e perseverante. O fracasso soviético na promoção de uma cultura leiga nas repúblicas islâmicas da União se refletiu no crescente desespero com que as obras de propaganda e "erudição" caricaturavam o Corão e denunciavam o Islã como "burguês". 5 A pressão mais sutil e insidiosa exercida sobre a religião pelo materialismo, o consumismo e o humanismo nos Estados Unidos foi seguida por um renascimento religioso suficientemente forte para ajudar pessoas "espiritualmente renascidas" a chegar à Casa Branca como presidentes e restituir "quatro