Texto 11 A Crise Geral Texto Para O Filme
Z 6 / QM í %\JJ I fcy-frruilóc> O <yiOAACL f / l é ^ C O J y W ' ^O^Üv^SAJo
c
Capítulo
21
XX' Ato oU kvdUp-
koj,
n n
^ O/re Geral
O comunismo hoje está em um estado de crise geral, tanto ideológica como sistemicamente. O alcance dessa crise emerge com força considerável em cinco desenvolvimentos maiores:
1. P a r a os comunistas de todo o mundo a experiência soviética
— não mais um ícone — daqui por diante não deve ser imitada, mas evitada. O comunismo, dessa maneira, não tem um modelo prático para outros emularem.
2. Na União Soviética, o dilema insolúvel do sistema comunista é o fato de que o sucesso econômico apenas pode ser comprado ao custo da estabilidade política, enquanto a estabilidade comunista só pode ser sustentada ao custo do fracasso econômico.
3. Na Europa Oriental, a falha fatal do comunismo é o monopólio do poder arraigado no domínio soviético. Quarenta anos após a imposição do comunismo, a eliminação tanto da dominação estrangeira como do partido está agora sendo vista amplamente como precondição necessária ao renascimento social.
4. Na China, a diluição ideológica do comunismo será o preço do sucesso econômico. A China moderna pode entrar no século XXI ainda governada pelo comunismo, mas não será uma
China comunizada.
índice do Nível de Crise nos Estados Comunistas
5. A era de um movimento comunista mundial monolítico, construído ao redor de um dogma compartilhado, tornou-se u m a coisa d o passado. Em meados da década de 1980, chegou ao fim a noção de um movimento de partidos comunistas unificados em doutrina e ação.
O<
*
Z
3
o
<
i.
? < í < í í ?
5 < I
< < I 3 3 £ % t 1 . I c <
=
Cumulativamente, isso não apenas assinala a crise geral do comunismo, como também antecipa seu esmaecimento como uma força política e ideológica importante no m u n d o contemporâneo. A crise está atualmente refletida na crescente inquietação social com respeito ao pobre desempenho econômico dos Estados comunistas e na perda da confiança doutrinária