Relatório quimica analitica
Relatório aula prática- “EQUILÍBRIO QUÍMICO”
Guanambi-BA
Dezembro de 2014
INTRODUÇÃO
Equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre os reagentes e produtos de uma reação química se mantém constantes ao longo do tempo. Foi estudado pela primeira vez pelo químico francês Claude Louis Berthollet em seu livro Essai de statique chimique de 1803.
Quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar, para que volte ao equilíbrio. Le Chatelier foi o pioneiro no estudo desse princípio em 1884. Existem três fatores que alteram o equilíbrio de um sistema, são eles: concentração, temperatura e a pressão.
As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. Em contrapartida, existem as reações reversíveis, onde os produtos podem se converter à forma inicial, elas podem ocorrer em processos químicos e físicos e são identificadas pela seta dupla.
Reações reversíveis segundo Feltre (2000, p. 249), são “aquela que se processa simultaneamente nos dois sentidos”, ou ainda, “a reação na qual os reagentes se transformam nos produtos”.
PROCEDIMENTOS
Procedimento Experimental:
Parte I
Colocou-se num tubo de ensaio cerca de 2 mL de uma solução de 0,1 mol/L de dicromato de potássio (K₂Cr₂O₇) e num segundo tubo colocou-se cerca de 2 mL de uma solução de 0,1 mol/L de cromato de potássio (K₂CrO₄).
Adicionou-se um pouco da solução de hidróxido de sódio (NaOH) na solução de dicromato de potássio. Em seguida, adicionou-se um pouco de solução de ácido clorídrico (HCl) na solução de cromato de potássio.
Parte II
Adicionou-se um pouco de sulfato de cobre pentaidratado (CuSO4.5H2O) em um Becker. Em seguida, colocou-se o Becker contendo o sulfato de cobre para aquecer por certo tempo. Quando o Becker esfriou, foi