Trabalho Fundamentos da Administra o 1
Crisângela dos Santos Reis - 3103020
Administração
Resumo do Texto: Teorias da Administração
SÃO CARLOS
2014
Capítulo 2.
O texto aborda de uma forma abrangente as teorias utilizadas ao longo dos anos na área administrativa.
Lembrando que, teoria não é apenas um conjunto de hipóteses que visam esclarecer fatos objetivos, é também uma forma de orientar os administradores na resolução de problemas práticos.
Nos últimos 150 anos, que a administração criou corpo com as organizações e teorias necessárias. As teorias modernas da administração são divididas em escolas/enfoques que possuem as ideias centrais da administração, sendo eles:
1. Taylor – Movimento da administração científica.
2. Henry Ford – E a linha de montagem.
3. Fayol – E o processo de administração.
4. Weber – E o tipo ideal de burocracia.
É ressaltada também a importância para um profissional ter o conhecimento do fundamento das ideias dos gregos, romanos e das organizações militares.
As ideias gregas que impulsionaram a administração durante o século V, AC; foram: A Democracia - Implantada em suas cidades-estados, sendo uma grande inovação, já que era uma época comandada pelos monarcas.
A Ética - Implantada pelos filósofos gregos, que diziam que, a ética devia ser absoluta e de acordo com os interesses dos cidadãos para administração das cidades. A Qualidade - muito importante para os gregos em questão de excelência.
Roma, mesmo sendo destruída no final do seu longo período de glória por conta da má administração, muitas de suas concepções ainda sobreviveu.
Construção e administração do império – Primeiro caso do mundo de administração e organização de império.
Grandes empresas – Tributavam as cidades para manter as receitas do Estado. Foram criadas empresas sob a forma de sociedade por ações.
Igreja católica – A igreja copiou a organização geográfica e a linguagem utilizadas pelos romanos para administrar os territórios.
Em relação à