Agricultura Do Jap O
JE
F
L
R
E
U
R
C
T
L
U
IC
S
A
O
S
N
N
S
O
IL
E
V
T
A
R
U
A
Z
O
L
D
D
O
O
Ã
P
JA
Localizado no continente asiático e com extensão territorial de 377.801 quilômetros quadrados, o Japão é formado por cerca de 4 mil ilhas, sendo que 4 delas (Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kiushu) correspondem a 97% da área total do país, onde residem 127,1 milhões de pessoas.
O Japão se destaca no cenário internacional por apresentar elevadas médias nos indicadores socioeconômicos.
O país apresenta grande desenvolvimento industrial, sendo, atualmente, a segunda nação mais industrializada do mundo.
Mesmo com todos esses indicadores econômicos positivos, ele possui um problema quanto a um setor da economia: a agricultura. TERRITÓRIO
A maior parte do território é formada por grandes conjuntos montanhosos (apenas 16% do território nacional é composto por planícies), fato que dificulta o desenvolvimento da agricultura, pois reduzidas áreas se tornam disponíveis para a sua realização.
Mesmo com a aplicação de técnicas avançadas nas atividades rurais, a produção de alimentos no Japão é insuficiente para abastecer o mercado nacional, havendo necessidade de importar a maioria dos alimentos consumidos pelos japoneses. O arroz, porém, é o único produto agrícola que supre a demanda interna.
PRINCIPAIS PONTOS RURAIS
A rizicultura (cultivo do arroz) foi uma das principais atividades econômicas do Japão até meados do século XIX. Esse cereal é considerado o alimento mais importante dos japoneses, e o governo do país destina altos subsídios para o seu cultivo, pois o arroz faz parte da história e da cultura nacional, estando associado às comemorações tradicionais do
país.