Mao Ts
- QUEM FOI?
Mão tse-tung foi um importante líder comunista chinês do século XX. Nasceu na cidade chinesa de Shaoshan no ano de 1893.
Nascido numa família de fazendeiros, Mao dedicou-se aos estudos e tornou-se professor da Universidade de Pequim.
Mao participou da fundação do Partido Comunista Chinês em 1921. Nesta mesma época, participou também da criação do Exército Popular de Libertação, o braço armado do PC Chinês.
Foi um dos líderes da Longa Marcha, evento que contou com a participação de quase 100 mil comunistas chineses que marcharam pelo território do país em protesto contra o governo chinês.
No ano de 1949, Mao proclama a República Popular da China, implantando o sistema comunista no país.
No ano de 1958, , implanta o Grande Salto para Frente, plano de desenvolvimento que foi um fracasso. Após este episódio, Mao foi afastado da liderança do Partido Comunista Chinês.
Em 1966, volta ao poder ao comandar o movimento de Revolução Cultural. A China passa a fazer parte da ONU (Organização das Nações Unidas) e as relações diplomáticas com os Estados Unidos são reatadas.
Mao tse-tung faleceu na cidade de Pequim em 1976.
- IDEOLOGIA MAOÍSTA (pensamento de Mao Tsé-tung) A definição e o papel da ideologia de Mao Tse Tung na China mudou de modo radical e tem hoje um papel meramente decorativo.
Uma das características do maoísmo que o distancia do leninismo é o voluntarismo, segundo o qual as condições objetivas da sociedade não são muito importantes para a revolução se as condições subjetivas, isto é, a vontade revolucionária do povo, estão presentes. Isso leva os maoístas a defender a insurreição armada como método de tomar o poder em todas as sociedades, e não só nas agrárias.
Desde a morte de Mao Tse Tung em 1976 e as reformas de Deng Xiaoping em 1978, o governo da República Popular da China abandonou de facto o maoísmo para passar a ser um governo cuja prática está muito mais próxima do capitalismo.
- FRASES
- "A ação não deve ser