Português sustentável: uma tecnologia para inclusão social
RESUMO
Português Sustentável: uma tecnologia para inclusão social é uma tecnologia social (TS) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), na área da Educação, direcionada aos estudantes da rede pública, a partir do 5º. ano do Ensino Fundamental até o 3º. ano do Ensino Básico. São utilizadas três técnicas diferenciadas para ensinar a Língua Materna: a oração na palma da mão, o corpo morfológico e a cena fotografada. O objetivo da TS é apresentar uma forma prazerosa e lógica de estudar a língua portuguesa, contribuindo para o domínio de uma importante ferramenta para facilitar o acesso à cidadania plena.
ABSTRACT
Sustainable Portuguese: a technology for social inclusion is a social technology (TS) of the National Institute for Amazonian Research (INPA), in the area of Education, directed to public school students from the 5th. year of elementary school to the 3rd. Year Basic Education. Three different techniques are used to teach the mother tongue: prayer in the palm, the morphological body and the scene being shot. The goal of TS is to provide a pleasant and logical way to study Portuguese, contributing to the domain an important tool to facilitate access to full citizenship.
1. INTRODUÇÃO
Djalma Batista (2006), em seu Complexo da Amazônia, já registrava a necessidade de Educação, de novas técnicas e de nova orientação para o habitante da Amazônia em sua relação com a natureza. Enfatizava também, entre outras coisas, a grande escassez de recursos humanos qualificados para a Região. É fato que essa situação mudou. No entanto, essa demanda ainda é bem presente.
A Amazônia brasileira tem sua história marcada pela exploração de suas potencialidades, como aconteceu com a borracha, por exemplo, que chegou a responder por 25,75% das exportações brasileiras, mas isto não resultou necessariamente em desenvolvimento para sua gente, uma vez que a Região ainda apresenta os piores Índices de