TRABALHO FRAUDE
O trabalho fala sobre Como Estabelecer Critérios para Prevenção de Erros, Fraudes e Desvios Contábeis Financeiros, abordando temas como auditoria interna, corrupção e prevenção de fraudes e erros.
O objetivo deste trabalho é trazer ao conhecimento do grupo como práticas informações que possam ajudar na detecção de fraudes e erros contábeis, podendo assim agir na solução do problema.
Está organizado em 4 partes. Na parte 1 abordaremos o tema “As Fraudes Contra as Empresas e o Papel da auditoria Interna”. Tendo como base o texto de mesmo nome escrito por Humberto Ferreira Oriá Filho - Mestre em controladoria, será abordada a importância da realização de auditoria para prevenção de erros e fraudes. Na parte 2 abordaremos o tema “Existe “Remédio” Contra Fraudes, Erros e Desvios Contábeis-Financeiros?”. Tendo como base o texto de mesmo nome escrito por Luiz Roberto Nascimento – Mestre em administração, será abordada a independência da área de auditoria para melhores resultados. Na parte 3 será apresentado um estudo de caso, onde foi analisadas irregularidades ocorridas no Banco PanAmericano desde 2006.
Parte 1: “As Fraudes Contra as Empresas e o Papel da Auditoria Interna”
Conforme abordado no texto, é fundamental a realização de auditoria interna e em alguns casos haverá a necessidade de uma auditoria externa. Antes do plano Real, devida a instabilidade da inflação era muito difícil o combate a fraudes, com a chegada do plano Real as fraudes ficaram mais visíveis e as empresas começaram a valorizar e a investir em auditorias.
Com a prática de realizar auditorias periódicas, foram encontradas não apenas fraudes, mas também erros que muitas vezes passavam despercebidos. Os erros muitas vezes eram ocasionados por falta de atenção sem a intenção de causar danos a empresa, ao contrario das fraudes que aram ocasionadas para beneficio próprio do fraudador ou até mesmo para privilegiar terceiros.
Seguindo a linha de investigação, as auditorias internas e