Trabalho sobre Fraude
Atualmente ocorrem milhões de tentativas de fraudes financeiras no Brasil. Os dias de muito movimento no varejo, como feriados e períodos de férias costumam ter mais ocorrências do que em outras datas, segundo especialistas. Para se proteger consumidores e comerciantes devem ficar muito atentos.
Para não ficarem vulneráveis a golpes, os consumidores devem observar bem os seus documentos quando estiverem em locais de compras. Em caso de perda ou roubo, procurar a polícia e registrar um Boletim de Ocorrência (BO) o quanto antes, dizem especialistas da Serasa Experian. Além disso, é bom informar a Serasa Experian - que possui um serviço gratuito de cadastramento de informações sobre documentos e cheques roubados, extraviados, cancelados ou sustados.- sobre o ocorrido, para que seus documentos sejam bloqueados, o que reduz o risco de ter seus dados usados por fraudadores. Segundo a Serasa Experian, as informações ficam disponíveis para os todos os comerciantes que consultam sua base de dados em todo o Brasil. Assim, os vendedores e caixas podem evitar a ação de golpistas. O registro da perda e dos roubos pode ser feito pela internet no site da Empresa Serasa. Os comerciantes também devem procurar prevenir as fraudes, como o roubo de identidade do consumidor, quando a pessoa que está fazendo a compra se passa por titular do documento apresentado.
Algumas dicas para que o comerciante evite golpes:
1) Peça sempre dois documentos originais;
2) Verifique se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras;
3) Confirme a relação de endereço e telefone;
4) Analise atenciosamente se o comprovante de residência bate com o nome apresentado nos documentos.
Se o comerciante não se sentir seguro com a venda mesmo após os passos acima, sugere-se que ele peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.
Bibliografia:
Site Serasa Experian (notícias)
Relatório do Filme Prenda-me se for capaz: