TRABALHO FINALIZADO
- Consiste em uma operação mecânica que tem objetivo de dar forma aos metais através de esforço de compressão ou martelamento. Antigamente ferro e bronze fundidos eram forjados pelo processo a quente, para produzir armas como facas, lanças e adagas. Na segunda guerra mundial o forjamento a frio foi usado e aprimorado na Alemanha para fabricar peças de aeronaves e munição para armas. Com o passar dos anos diferentes tipos de máquinas para forjamento foram desenvolvidas, procurando obter mais força de comformação, melhorar o processo de duplicação através de moldes fechados e aumentar a respostas das ferramentas em trabalhos com alta temperatura.
- O forjamento a quente: é onde o metal a ser forjado esta acima da temperatura de recristalização. Para que o forjamento seja feito com sucesso é preciso que topo o material esteja a uma temperatura uniforme, que é feita através de fornos de câmara, de indução e de atmosfera controlada. No forjamento a quente deve se tomar cuidado especial com a formação de carepa( um óxido que se origina do material aquecido e pode chegar de 2% a 4% do peso) que como qualquer óxido tem uma dureza elevada, podendo danificar o material ou até mesmo a matriz. Esse processo utiliza prensas hidráulicas, martelo e excêntricas diferindo energia/força a ser aplicada menor porque o material aquecido tem maior facilidade de se realizar o trabalho.
- O forjamento a frio: é feito abaixo da temperatura de recristalização do material, a carga para a conformação desse tipo de forjamento é muito grande, podendo chegar até 15000 toneladas em prensas de grande porte, isso acarreta um desgaste muito grande nas ferramentas e da matriz.
- Os equipamentos usados para o forjamento são:
A frio(Martelo de queda livre com prancha, martelo de duplo efeito, martelos de contragolpe, prensas de fuso, prensas excêntricas ou mecânicas, prensas hidráulicas.)
A quente( fornos, manipuladores).
- A qualidade superficial e a exatidão dimensional do