Trabalho Finalizado
Este trabalho apresenta o edifício da Estação da Luz, edificado na segunda metade do século XIX, na região central da capital da cidade de São Paulo. Sendo um edifício tão antigo e concebido por projetistas estrangeiros, intrigou-me o fato de que ele permanece em uso até os dias de hoje. Inicialmente, supus que foram usados materiais de boa qualidade e que a própria concepção do projeto permitiu a ampliação das funções incorporadas ao longo dos anos.
O objetivo da pesquisa é conhecer a maneira pela qual o edifício foi concebido e construído, traçando-se um paralelo com relação aos conceitos de sustentabilidade e eficiência energética. A pesquisa foi feita “in loco”, obtendo-se o registro fotográfico e também através de livros sobre a história do edifício. Comprovei o uso de clarabóias, janelas altas, bem como de materiais de longa duração como aço, vidro e tijolos, mostrando preocupação com a ventilação e iluminação natural.
2 EDIFÍCIO ESTAÇÃO DA LUZ
Figura : Corte: Companhia de trens metropolitanos de são Paulo, (CPTM)
Figura 2: Corte: Companhia de trens metropolitanos de são Paulo, (CPTM)
Figura 3: Plantas: Companhia de trens metropolitanos de são Paulo, (CPTM)
2.1 CROQUI DA FUNDAÇÃO
Figura 4: Museu da língua portuguesa.
Em detalhe o telhado do saguão do museu da língua português, em evidencia a estrutura da cobertura e o forro de madeira tratada!
Figura 5: Museu da língua portuguesa.
Figura 6: Detalhe da Cobertura
Foto: Douglas F de Jesus 27/10/2014
Detalhes de como a cobertura de estrutura de ferro e aplicada a edificação da estação.
Figura 7: Detalhe da Cobertura
Foto: Revista online IPOG ESPECIALIZE
Foto atual com lanternin, claraboias laterais e fechamento da extremidade do telhado com vidros, ainda assim com grande abertura abaixo, por onde sai o trem. À direita, vista do telhado por cima, vendo-se o brise, as folhas metálicas e os vidros da claraboia lateral, hoje em vidro