Trabalho filosofia
1. Somente o ser humano pertence, ao mesmo tempo, ao mundo natural e ao mundo cultural. Estabeleça as relações existentes entre essas duas dimensões da vida humana.
O ser humano, no mundo natural, controla o fogo quando é possível, é capaz de fazer roupas e casas, pode viver e vicejar1 desde os polos da Terra até o equador. Diferentemente dos outros animais, os homens não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza porque eles são também seres culturais, ou seja, elementos capazes de modificar o estado de natureza, ou seja, o modo de ser, a condição natural das coisas que são definidas pela natureza e alteradas pelo homem. Dessa maneira, o homem passa a ser entendido como um ser que se distingue dos demais pela capacidade que possui de transformar a natureza quando consegue criar para si o que se concebe como “segunda natureza” que é a cultura. Essa possibilidade de intervenção provoca grandes problemas ambientais apresentados através da forma e da intensidade que eles são mostrados, sobretudo no século XX.
1: Vicejar: O significado é crescer com vigor ou exuberância; fazer brotar com exuberância.
2. Leia atentamente o texto das páginas 12, 13 e 14 da apostila e faça uma pequena síntese, enfocando os principais pontos teóricos.
Analisando o que é mostrado acerca de natureza e instintos, encontra-se que existe um grande abismo e que considera como grande diferença existente entre o comportamento dos animais e o dos seres humanos. Isso pode ser exemplificado na ação do chimpanzé que desenvolve a linguagem simbólica reproduzindo o que lhe é ensinado mas é incapaz de criar, de ler, de questionar. Por isso, o que determina a diferença entre o “animal humano” e todos os outros animais está na maneira de aprender e inventar que é característica da mente humana, do sistema nervoso central e, por que não reforçar que é específico do cérebro humano. De acordo com a cultura, o ser