TRABALHO FEITO
a) (V) O problema da simultaneidade e transitividade das funções da linguagem pode ser resolvido quando se determina a finalidade da comunicação.
b) (V) O que se diz a seguir caracteriza a função fática:
“O emissor testa a eficiência do canal de comunicação. Trata-se de uma fala vaga. A informação é secundária, apenas envolve o contato entre emissor e receptor. As palavras não transmitem significados, apenas cumprem uma função social.”
c) (F) Para que haja uma comunicação perfeita, basta que o código seja comum ao emissor e ao receptor.
3) Leia os três textos apresentados a seguir e identifique a principal função da linguagem apresentada em cada um. (0,6)
Texto 1 Mas, afinal, o que é expressividade?
O termo expressividade deriva do latim: ex = pressus = saído, emitido, manifestado por palavras. É o ato de representar ou comunicar por meio de formas linguísticas impressões subjetivas, pensamentos, emoções e intenções. (MARTINS, 1997, p. 47)
A expressividade é o ato de representar ou comunicar por meio de formas linguísticas impressões subjetivas, pensamentos, emoções e intenções
Texto 3
Oh! Como eu gostaria de aproveitar o verão, sentada em uma praia semideserta, em um lugar onde houvesse poucos turistas. Estou estressada, preciso me recuperar. Quero sossego, quero estar num lugar paradisíaco, banhar-me em águas cristalinas. Imagino-me neste lugar, apreciando as belas paisagens, sentindo o vento roçar o meu rosto, sentindo o cheiro do mar. Devo confessar que só de imaginar-me nesse contexto, meus olhos brilham e a minha mente flutua delirante em ondas de algodão.
Ela quer ferias ir para uma praia e ficar sozinha para se recuperar de stress.