Métodos comportamentais
São métodos tradicionais com baixa eficácia, mas ainda utilizados por algumas mulheres. Os métodos comportamentais usam a abstinência sexual no período do mês em que a mulher pode engravidar (período fértil). Vários são os fatores que podem indicar o período de fertilidade da mulher, como: as características do muco cervical, as alterações da temperatura basal ou o método da tabelinha.
Método da “Tabelinha”
Esse método calcula o período em que a mulher é fértil baseando-se na duração mínima e máxima dos ciclos menstruais observados durante um longo período de tempo. Para tanto, a mulher tem que prestar atenção e anotar a duração dos ciclos menstruais em um período de, pelo menos, seis meses. Esse método serve para mulheres que apresentam ciclos muito regulares, ou seja, com a mesma duração de dias, ou pelo menos sem grandes variações na duração.
Como calcular?
1. Anote a duração dos seus ciclos menstruais por, pelo menos, seis meses;
2. Anote a duração do ciclo mais curto e do mais longo;
3. Diminua 18 da duração do ciclo mais curto para identificar o início do período fértil;
4. Diminua 11 do período mais longo para identificar o final do período fértil.
Método da temperatura basal
Esse método exige que a mulher anote diariamente a sua temperatura basal, deixando o termômetro por cinco minutos. O valor dessa temperatura deve ser marcado em um gráfico com todas as temperaturas do mês. A ovulação faz com que a temperatura do corpo da mulher suba. Na ovulação a temperatura sobe de 0,3oC a 0,8oC por, em geral, três dias seguidos.
Para evitar a gravidez à mulher não deve ter relações sexuais desde o primeiro dia da menstruação até a queda da temperatura (após o aumento causado pela ovulação).
Método da observação das características do muco cervical
O muco cervical muda ao longo do ciclo menstrual. A mulher deve observar diariamente as características do muco para tentar identificar o período ovulatório. O muco aumenta em