Aplicabilidade da Terapia Cognitivo-Comportamental no autismo: Maior autonomia em atividades de vida diárias
Luana de Souza Araújo ¹
Mariana Mendes de Oliveira Wulpi ²
Resumo:
Diversos estudos vêm abordando a utilização do método TEACCH no autismo, a maioria da literatura retrata a dificuldade do autista no contexto escolar, e poucos são os estudos que expressam suas dificuldades de realizarem as atividades simples do dia-dia. A metodologia deste trabalho foi baseada em uma revisão bibliográfica sobre os temas em questão. A maioria das referencias foram retiradas da base de dados do SCIELO, e nos cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Espera-se mostrar a eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental utilizando o método TEACCH pela Terapia Ocupacional, direcionado ao desenvolvimento de AVD’s em autistas.
Palavras chave: Terapia comportamental cognitiva; autismo; atividades cotidianas.
Introdução
Diversos estudos vêm abordando a utilização do método TEACCH no autismo, a maioria da literatura retrata a dificuldade do autista no contexto escolar, e poucos são os estudos que expressam suas dificuldades de realizarem as atividades simples do dia-dia. Portanto este estudo tem uma importância significante, pois o método TEACCH utilizado pela Terapia ocupacional irá ajudar na autonomia dos autistas, além de auxiliarem seus pais e cuidadores, que se sentem sobrecarregados por terem de fazer diversas tarefas, como dar banho, escovar os dentes e trocar de roupa.
Em um primeiro tópico vamos caracterizar a síndrome, sua definição, e as principais dificuldades apresentadas pelos autistas. Estes serão fatores preponderantes para identificar em quais aspectos e de qual forma a Terapia Ocupacional irá atuar.
Já no segundo tópico veremos as abordagens da Terapia Ocupacional no tratamento do autismo. A principal abordagem discutida neste trabalho será o modelo cognitivo-comportamental, utilizando o método TEACCH, além da sua importante atuação nas