Linguagem de modelagem unificada
Universidade Anhanguera-Uniderp Curso: Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Engenharia de Requisitos – N20 Professora: Rosemeire Vargas Gomes Email: rosemeire.gomes@uniderp.edu.br
17/04/2013
DEFINIÇÃO DA UML
A Linguagem de Modelagem Unificada (UML) é uma linguagem visual utilizada para modelar softwares baseados no paradigma de orientação a objetos, adotada, internacionalmente, pela indústria de engenharia de software.
HISTÓRICO DA UML
Até meados de 1980, os modelagem existentes eram:
métodos
de
Método de Booch; Método Object Modeling Technique (OMT), de Jacobson; e Método Object Oriented Sotfware Engineering (OOSE), de Rumbaugh.
A UML surgiu da união desses três métodos, apoiados pela empresa Rational Sotfware. Unificado.
HISTÓRICO DA UML
Inicialmente teve a união do método de Booch ao OMT, denominado método Unificado, lançado no final de 1995. Em seguida, Rumbaugh juntouse a Booch e a Jacobson, e o seu método OOSE também foi incorporado à nova tecnologia. O esforço dos “Os Três Amigos”, como ficaram conhecidos, resultou no lançamento, em 1997, da primeira versão da UML.
HISTÓRICO DA UML
A versão 2.0 da UML foi lançada em 2005, e desde então vem sofrendo atualizações e, de acordo com o site da OMG (http://www.omg.org/spec/UML/2.4.1/ ), hoje se encontra na versão 2.4.
OBJETIVO DA UML
Fornecer diferentes visões do sistema a ser modelado. Cada diagrama analisa o sistema sob uma ótica, alguns enfocam o sistema de forma geral, apresentando uma visão externa do sistema, enquanto outros oferecem uma visão do software, dando um enfoque mais técnico, permitindo visualizar características específicas do sistema.
CATEGORIAS DA UML
A UML possui treze diagramas, divididos em duas categorias: Diagramas Estruturais ou Estáticos: tem a função de apresentar características do sistema que não mudam com o tempo: Diagrama