Métodos Contraceptivos Comportamentais e Barreira
Com o aumento da população em grande escala foram sendo desenvolvidos métodos para se evitar um supercrescimento que poderia desencadear diversos problemas. Portanto, para se controlar o crescimento populacional foram criadas ferramentas e métodos que evitem uma gravidez indesejada que possa prejudicar os envolvidos. Os métodos são separados em algumas partes, aqui citarei algumas:
Métodos Comportamentais
- Tabelinha;
- Temperatura basal;
- Muco cervical (método Billings);
- Coito interrompido.
Métodos de Barreira
- Camisinha;
- Diafragma;
- Esponjas;
- Espermicidas;
-Dispositivo intrauterino (DIU).
Métodos Comportamentais
Tabelinha
Esse método calcula o período em que a mulher é fértil baseando-se na duração mínima e máxima dos ciclos menstruais observados durante um longo período de tempo. Para tanto, a mulher tem que prestar atenção e anotar a duração dos ciclos menstruais em um período de, pelo menos, seis meses. Esse método serve para mulheres que apresentam ciclos muito regulares, ou seja, com a mesma duração de dias, ou pelo menos sem grandes variações na duração.
Mulheres que possuem ciclos mais curtos ou mais longos, em que a diferença entre a duração do ciclo mais longo em relação ao mais curto está acima de dez dias, não devem usar a tabelinha. Isso porque o número de dias em que se deve manter a abstinência sexual aumenta muito e há maior probabilidade de falha pela dificuldade em cumprir essa abstinência.
• Como calcular o período fértil usando o método da tabelinha
1. Anote a duração dos seus ciclos menstruais por, pelo menos, 6 meses;
2. Anote a duração do ciclo mais curto e do mais longo;
3. Diminua 18 da duração do ciclo mais curto para identificar o início do período fértil;
4. Diminua 11 do período mais longo para identificar o final do período fértil.
Calculando o período fértil através da tabelinha
Vamos dar um exemplo: nos últimos seis ciclos a mulher apresentou um