meio ambiente
Observou-se os acontecimentos da instituição escolar, através das informações dos jovens, que dizem valorizar as boas experiências e atividades que lhes são significativas na escola, mas citam o desprazer e o descontentamento, por conta das dificuldades vivenciadas. Como as condições precárias, e muitas vezes o descaso com eles. Existem também a ineficiência da instituição para promover aproximação entre a cultura jovem e a da escola.
A instituição oferta o programa Escola Aberta, mas ele não é suficiente. Assim percebe-se que é interessante criar e oportunizar maneiras para inclusão do jovem estudante na cultura escolar, como meio de transformação e mobilização social. Já que são ótimos meios de ampliar o círculo de amizades e de lidar com conflitos.
E assim nota-se que jovens, mesmo apontando as deficiências e fragilidades presentes na escola, não há desvalorizá-la, apenas querem um ambiente mais bem estruturado, em condições de uso, com mais espaço, qualidade de ensino, com recursos que garantam o bom funcionamento da instituição. Efetivamente, desejam uma escola melhorada, com a qual possam se identificar e na qual sejam reconhecidos. Apesar de tudo, consideram a