TRABALHO FACUL
ANHANGUERA UNAES II
ENFERMAGEM
ANA SAYENE LEMES CÁCERES
TEMA: A GLOBALIZAÇÃO, A CRISE ECONIMIA GLOBAL E O SURGIMENTO DO BRICS
CAMPO GRANDE MS 11 DE MAIO DE 2015
1- Passo 1 A globalização como fenómeno em escala mundial teve como base de sua formação dois acontecimentos fundamentais: o aparecimento e a rápida expansão das novas tecnologias de informação e, na esfera política, a queda do muro de Berlim, que dando fim à Guerra Fria e ao mundo bipolar dominado pelos EUA e URSS, transformou o planeta em um espaço único, sem fronteiras físicas, em que o capitalismo se espalhou comandado pelas empresas multinacionais.
O Dicionário de Relações Internacionais esclarece que a globalização tem origem anglo-saxónica e está associada ao rápido desenvolvimento das diversas relações a nível mundial económicas, sociais, culturais e políticas desde o desmoronamento do bloco soviético. Deste modo “a globalização constitui, uma nova etapa na evolução do capitalismo industrial, sucedendo à internacionalização das firmas e capitais. A mundialização desenvolveu-se em várias fases, a última das quais, a da globalização anos 1980, corresponde à instalação de verdadeiras redes planetárias, graças aos progressos da tecnologia e dos serviços. Os Estados tornaram-se cada vez mais interdependentes, prisioneiros do sistema-mundo. Falar de globalização é evocar a dominação do sistema capitalista sobre o espaço mundial.
Quer se fale em globalização, mundialização ou internacionalização, em todas as definições as características comuns são: a crescente interdependência das economias com o domínio do capitalismo, a redução das distâncias tanto em espaço como em tempo, em consequência do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação, o aparecimento de novos atores na cena internacional que traduzem uma nova forma de participação cívica dos cidadãos nas questões diárias mundiais. A todos é unânime a ideia de que o