A Moderniza O Da Educa O
Curso de Pedagogia
Rithéli Ferri – 1190300
Chapecó
2015
A modernização da Educação
(Com Base no Livro: Educação e Novas Tecnologias, Um Repensar)
Desde os anos iniciais nos deparamos com algumas das tantas tecnologias que o mundo tem à nos oferecer. E são sobre essas tecnologias, seus prós e contras, e o papel que o professor tem sobre este processo, que vamos falar nos próximos parágrafos.
No andar dos anos a tecnologia nas salas de aula vem cada vez mais ocupando seu espaço, tanto com os alunos como também com os professores. Os conhecimentos nas suas diferentes formas, sendo, senso comum, cientifico, filosófico, estético, etc. são utilizados para nos, seres humanos, compreenderem o mundo, para viver melhor ou seja, sobreviver.
“Por exemplo, com o uso da tecnologia em um curso EAD o aluno sai da sua zona de conforto, ele acredita mais em si e na sua capacidade de inventar.” (FIPECAFI EDGARD CORNACHIONEL)
Assim como diz Bastos (2000): A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola e também na formação de um cidadão competente quanto ao seu instrumental técnico, mas principalmente, no que se refere à interação humana e ais valores éticos.
E uma das principais funções que o professor atual deve ter é essa, formar um cidadão competente, sem tirar a interação humana, mas colocando cada dia mais o uso das “boas” tecnologias para aprendizagem no seu cotidiano, proporcionando ao sujeito a construção de conhecimento, preparando-o para que tenha condições de criar artefatos tecnológicos, operacionaliza-los e desenvolvê-los, mas o maior desafio está justamente em produzir conhecimento e realizar um manejo criativo e critico sobre este mundo.
Para isso temos que achar um “meio termo” em relação à tecnologia educacional, como dizia NISKIER (1993, p. 11) ao citar Napoleão “A tecnologia precisa necessariamente ser um instrumento