Inclusão
Jessica Aline da Costa
Maria IstelaGroschMaffezzolli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0641) – Prática do Módulo 2
11/06/2013
RESUMO
O processo de participação e ampliação de oportunidades num sistema escolar recebe o nome de inclusão educacional. Este processo tem o objetivo de receber alunos em diferentes situações, tais como necessidades físicas e mentais, e não difere indivíduos por sua classe, raça, crença ou valores. As escolas devem estar totalmente adaptadas para trabalhar com esta diversidade de alunos e para isto é necessário ter acessibilidade estrutural, política e prática. Muitas instituições de ensino não possuem a mobilidade adequada para o atendimento a este público gerando alguns desafios para educação. Através de pesquisas e fundamentações bibliográficas, o trabalho foi elaborado com o intuito de abordar o surgimento da inclusão, alguns dos desafios escolares e como estes devem ser tratados, para que haja plena qualidade de ensino e satisfação de todas as pessoas que participam da educação inclusiva.
Palavras-chave: Diversidade. Acessibilidade. Qualidade de ensino.
1 INTRODUÇÃO
O tema abordado refere-se à integração, a igualdade de oportunidades e os direitos humanos. Todo ser humano tem direito a educação e as instituições de ensino devem estar prontas para receber alunos com qualquer necessidade especial.
As instituições educativas devem conseguir o difícil equilíbrio de oferecer uma proposta educativa, ao mesmo tempo comum e diversificada, que proporcione cultura aos alunos e respeite as características e necessidades individuais.
A pesquisa apresentada tem como objetivo principal esclarecer o que é deficiência, relatar a realidade da educação inclusiva, os desafios enfrentados e processo de integração de pessoas com necessidades especiais.
2 O QUE É DEFICIÊNCIA?
As limitações de capacidades para exercer atividades diárias, e as dificuldades físicas