O que é ser um pedagogo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é aprofundar no conceito da pedagogia, sua natureza, práticas, importância e contribuição para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Também traçando o perfil do profissional pedagógico bem como as suas atuações em diversas áreas.
Abordando as finalidades e objetivos relacionados às práticas educativas, como se desenvolveram até chegar à pedagogia atual.
A pedagogia é considerada corpo de conhecimento sistematizado, bem como um curso de formação de profissionais da educação, tendo como objeto a intervenção para melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos.
Neste trabalho teremos como base três tópicos pelos quais explicaremos a importância e os meios utilizados pela pedagogia. São eles:
O que é pedagogia? De que se ocupa a pedagogia? O que quer dizer trabalho pedagógico?
2 DESENVOLVIMENTO
A palavra pedagogia vem do grego (pais, paidos = criança; agein = conduzir; logos = tratado, ciência). Na antiga Grécia eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças à escola. O escravo era submisso à criança, porém tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, os escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.
A Grécia pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras ideias acerca de ação pedagógica. Nos séculos XVII e XVIII, inicia-se uma era de debates no campo da educação tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau.
No final do século XIX foi quando começou a se desenvolver a pedagogia e no princípio do século XX os debates sobre educação levaram um grande número de profissionais, de diversos campos, a desenvolverem reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino. Estas