Eduacação e transformação social no Brasil (Sociologia)
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
SOCIOLOGIA
BELO HORIZONTE
2013
Resenha apresentada a matéria de Sociologia referente ao curso de administração, da faculdade de ciências sociais aplicadas, no centro universitário Newton como requisito parcial para obtenção de pontos na matéria.
EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
SOCIOLOGIA
BELO HORIZONTE
2013
Etapa 1: Explique os conceitos sociológicos fundamentais de Durkheim, Marx e Weber:
Durkheim: Socialização; Solidariedade Social; Anomia;
* Emilé Durkhenim- Foi um sociólogo nascido na França, conhecido por muitos com pai da sociologia. Afirmava principalmente que “fatos sociais devem ser tratados como coisas”.
ºSolidariedade Social: Para que a sociedade viva em harmonia deve-se reinar um sentimento de solidariedade entre os integrantes. Devido à variação da solidariedade de acordo com o nível de modernidade da sociedade, os valores morais tendem a se transformar em leis, pois é necessário determinar em uma sociedade moderna, regras de cooperação e permuta do serviço entre os participantes do trabalho (preponderância progressiva da sociedade orgânica).
ºSocialização: Surge do princípio de que o ser humano seria apenas um animal selvagem e que se tornou humano por ficar sociável, ou seja, teve a capacidade de memorizar hábitos e costumes provenientes de seu grupo social, podendo assim conviver no meio destes.
ºAnomia: Durkheim conclui que fatores sociais atingem a sociedade de uma forma geral, o que é aceitável se considerarmos a sociedade como um todo interligado. Se a sociedade está integrada de uma forma geral, qualquer modificação afeta toda a sociedade toda que notará o efeito. Diante desse raciocínio ele cria dois dos seus principais conceitos, instituição social e anomia. A anomia é um estado de ausência de identidade e