resenha mestrado educação
Na leitura do presente artigo observamos na construção do mesmo uma analise da escola tradicional como base da educação atual, basta sabe que este modelo de escola que nos é dado como herança empenha se essencialmente em ensinar e testar.
Esta escola transpôs o tempo através da evolução e da passagem da cultura oral para cultura escrita ,das pequenas comunidades para os estados –nação e para cidadania. A partir dai a mesma surge com o proposito social adequado ao estado nação e a organização empresarial. Ao tempo que também Observa se a mudança da transmissão do saber que já não é mais apenas de pais para filhos , exigindo um novo agente: segundo Benavente e Anibal( 2014) A escola, lugar de socialização e de capacitação de novas gerações. E o espelho para esta organização escolar foi a organização que servia de base para a sociedade da revolução industrial, a empresa.
Idealiza se ai um modelo de aprendizagem de forma sistemática, aonde os alunos aprendessem a submeterem a uma autoridade impessoal e burocrática, aonde os mesmo aceitariam a fazer o que os outros decidiriam por eles, como executar e qual velocidade na execução. A esperar de seu trabalho uma recompensa, a criar um espirito competitivo de modo destrutivo.
A luz desse modelo econômico e social que crescem e generalizam se os sistemas educativos e as escolas modernas. Sabe se que a legitimidade do estado-nação esta na igualdade para todos. E a sua escola deve ter esta primicia de ser a escola para todos. Formando o individuo cidadão. Com esta nova abertura a um grande numero de indivíduos de uma população, a solução foi adaptar uma nova relação pedagógica e organização do estudo: transmissão do conhecimento a muitos vendo o como um ser só, organizando em turmas entregando os a um professor, único conhecedor do saber.
Este processo se dar em um calendário e horários predeterminados. Este modelo