contabilidade
O objetivo da Contabilidade é o controle do patrimônio. Pode ser estabelecida como fornecer informação econômica, financeira e física, de produtividade social, aos usuários internos e externos a entidade. Uma entidade contábil é o conjunto patrimonial que pertence a uma pessoa física ou jurídica. As informações são dadas de forma estruturada, dentro de um esquema de planejamento contábil onde é desenhado, colocado em funcionamento e revisto, tendo em vista parâmetros próprios.
2- Quais seus principais usuários e suas necessidades?
Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade. Seus principais usuários são: Investidores/sócios, bancos/financiadores, empregados/prestações de serviços, fornecedores/consultores, setor publico/ governo. Temos usuários internos e externos. Os internos que estão dentro da empresa e os externos estão fora da empresa. Os investidores, por exemplo, aplicam o dinheiro na empresa e tem interesse em obter lucro.
3- Quais as características qualitativas das demonstrações contábeis?
As características qualitativas são: Compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
Compreensibilidade: os demonstrativos contábeis têm que ser de fácil entendimento para o seu usuário.
Relevância: as informações só são relevantes quando elas podem influenciar nas decisões passadas, presentes e futuras dos seus usuários.
Confiabilidade: é a informação apresentada da forma mais apropriada realçando adequadamente o que se pretende evidenciar.
Comparabilidade: é uma característica que demonstra a evolução da entidade sobre os mesmos critérios e princípios através do tempo.
Porém, há limitações na relevância e na confiabilidade das informações devido à tempestividade e relação custo/beneficio das informações. Ao dar ênfase na relevância no momento oportuno pode levar a perda da confiabilidade. Por isso tem de haver um equilíbrio entre relevância confiabilidade e tempestividade, para a