Trabalho excedente e trabalho necessário:
O período extra, trabalho excedente, não constituiu nenhum valor para o operário mas é essencial ao capitalista, chamando-lhe Marx de Sobretrabalho. Para Marx as diferentes formas econômicas da sociedade, apenas se distinguem pela forma como este sobretrabalho é imposto. A Taxa de Mais valia pode também ser Sobretrabalho/Trabalho necessário.
O tempo de trabalho necessário é a parte da jornada de trabalho que é destinado ao trabalhador , correspondendo ao valor pago pela sua força de trabalho . Já o trabalho excedente significa a parte da jornada de trabalho que o capitalista retira a mais-valia, onde ocorre a valorização do capital, e por isso torna-se passível de aumento por parte deste.
Diante do exposto, chega-se a conclusão de que o Assistente Social, como trabalhador, não encontra-se na camada capaz de produzir trabalho excedente pelo simples fato de que este não produz, dentro do modo de produção capitalista, aquilo que entendemos por “mais-valia”, não valorizando assim o capital.
Em outra linha de entendimento, verifica-se que, na atualidade, a pratica do Serviço Social teria como prerrogativa a valorização do trabalho necessário e não do trabalho excedente. Isto ocorre porque o trabalho excedente não leva em conta o bem estar do trabalhador, considerando relevante somente o lucro do capitalista e um maior volume de trabalho para