Mais valia
GESTÃO FINANCEIRA
CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSOR
MAIS-VALIA E JORNADA DE TRABALHO
2013
Mais-valia.
Mais-valia é a forma capitalista do excedente econômico, um excedente em valor que surge da produção, realiza-se na circulação; pertence ao capitalista, Excedente econômico é valor acima das necessidades de reprodução da Força de Trabalho é o valor do produto excedente (ou mais-produto) do trabalho não-pago.
O trabalho socialmente necessário é medido em unidades de tempo. Assim, se um trabalhador possui, por exemplo, uma jornada de oito horas diárias, todas essas oito horas são incorporadas na forma de valor ao produto final, o qual, por meio da venda, será transformado em dinheiro nas mãos do capitalista. Mas o trabalhador receberá um salário correspondente a apenas três das suas oito horas diárias, pois o valor necessário para a aquisição de bens suficientes à reprodução de sua força de trabalho a sua capacidade de trabalhar é produzido em apenas três horas. O valor produzido nas cinco horas excedentes – a mais-valia – pertence ao capitalista.
Em resumo, o trabalhador vende ao capitalista a sua força de trabalho, recebendo em troca um salário capaz de garantir a reprodução desta. Em sua atividade, porém, gera um excedente, ou seja, um valor superior àquele necessário a essa reprodução, o qual é apropriado pelo capitalista. Esse excedente denomina-se mais-valia.
Jornada de Trabalho
Jornada de trabalho é o período diário durante o qual o trabalhador está a disposição da sua empresa, e faz parte do Direito do trabalho. Cada país possui sua própria regulamentação para a quantidade de horas na jornada de trabalho e seus limites e considerações específicas.
No Brasil, a jornada de trabalho é regulamentada pela Constituição Federal, e não pode ultrapassar 8 horas diárias, e não considera o período de repouso e refeição, e o tempo despendido pelo empregado até