Globalização
“A globalização está multiplicando a riqueza e desencadeando forças produtivas sem precedentes. Tornou universais valores como a democracia e a liberdade. Envolve diversos processos simultâneos: a difusão internacional da notícia, redes como a internet, o tratamento internacional de temas como meio ambiente e direitos humanos e a integração econômica global.”
(Fernando Henrique Cardoso em Revista Veja, 1996; 82)
2.1 Globalização: a nova onda
O tempo é de mudanças ! Novas tendências, paradigmas e atitudes são constantemente analisadas e revistas pelas organizações e seus administradores para manterem-se atualizados e adaptados ao ambiente turbulento.
Sabe-se que sobreviverá às transformações aquele que, assumindo uma postura pró-ativa, dentro de uma visão sistêmica, criativa e inovativa, valorizar a parceria fornecedor-empresa e agregar valor à relação empresa-cliente. A globalização, pois, compõe o cenário dos novos desafios, ampliando as fronteiras organizacionais e exigindo flexibilidade e habilidades para lidar com as novas circunstâncias globais.
Por globalização entende-se um processo pelo qual as empresas aproveitam oportunidades de expansão sem considerar os limites nacionais, aproveitando capacidades de apreciar o mundo como um mercado de “várias línguas” e culturas, isto é, ter um pensamento global, envolvendo a habilidade de entender o mercado além do próprio país de origem, como a empresa servirá seus clientes, competirá, criará valor e recompensará o esforço de
forma global.
Deste modo, alguns fatores contribuem para que este processo ocorra: a) competição entre concorrentes; b) mercados demandando qualidade e novas necessidades; c) mudança tecnológica; d) políticas governamentais ou infra-estrutura do país onde se pretende