Processo de fabricação
Injeção: Conformação de polímeros e diversos metais e ligas por injeção a quente num molde ou matriz. O processo de injeção consiste essencialmente no amolecimento do material num cilindro aquecido e sua consequente injeção em alta pressão para o interior de um molde relativamente frio, onde endurece e toma a forma final. O produto moldado é então expelido do molde por meio dos pinos extratores, ar comprimido, prato de arranque ou outros equipamentos auxiliares. Exemplo: peças plásticas diversas, como brinquedos e utensílios de cozinha.
Extrusão: Obtenção de produtos de perfil contínuo e seção transversal constante, como tubos, mangueiras e perfis, a partir de polímeros ou ligas. O processo de extrusão consiste basicamente em forçar a passagem de um bloco ou tarugo de metal através do orifício de uma matriz. Isso é conseguido aplicando-se altas pressões ao material com oauxílio de um êmbolo ou pistão Exemplo: tubos plásticos diversos, desde mangueiras para aplicação de soro fisiológico até dutos de grande escala, forros de isolamento térmico, perfis para janelas e portas em PVC.
Sopro: O processo de sopro em geral é utilizado na obtenção de peças ocas através da insuflação (ou enchimento) de ar no interior do molde, de forma a permitir a expansão da massa plástica, até a obtenção da forma desejada. O primeiro passo do processo consiste na formação de uma mangueira de material termoplástico amolecido, chamada de parison ou trafila. Esta,é depositada dentro do molde de sopro, que se fecha prensando o parison, em seguida é soprado contra as paredes do molde adquirindo a forma, sendo refrigerado e extraído após o estágio de refrigeração. Na maioria dos casos, o produto necessita passar por um processo de acabamento posterior, como por exemplo: rebarbação, furação,